quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Castigo como educação

O castigo é a melhor maneira de educar uma criança.
É possível que, em certos casos, o castigo resolva alguns problemas. A maioria dos pais acha que essa é a melhor maneira de educar, porque se o filho não o respeita, no mínimo deveria ter medo dele. Esse é um conflito muito errado. Uma criança ou adolescente está passando por uma fase difícil, em que existem muitas curiosidades e dúvidas a respeito da vida. A melhor maneira de fazer com que o filho entenda o que é certo e o que é errado é conversando, pois assim ele crescerá sabendo que pode falar sobre tudo com seus pais, e, assim, se tornará uma pessoa mais confiante em seus atos.
Mas, por outro lado, será que os pais não têm um pouco de razão? Em determinados casos é necessário que a criança receba um castigo, pois assim ela saberá que não é tudo o que ele quer que é certo, e depois de um castigo ele pensará duas vezes antes de fazer algo errado, como por exemplo não estudar e tirar notas ruins.
Também existe o castigo moral ou psicológico, em que a criança é ameaçada, o que pode deixar determinadas pessoas inseguras daquilo que é certo ou errado.
Por isso, antes de qualquer atitude, os pais devem conhecer os filhos, para que o castigo não tenha uma consequência no futuro. E devem educa-los respeitando suas diferenças, pois ninguém é igual a ninguém.

Nacir Faria – 9º Ano/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário